
Você já viu algum desenho animado no qual as abelhas atacam em conjunto alguma vítima, formando uma ‘seta’? Embora haja uma grande dose de criatividade nestes desenhos, há também um pouco de verdade. Quando uma abelha ferroa alguém, como ato instintivo de defesa, ela deixa o ferrão preso na pele do coitado. Juntamente com o ferrão fica a bolsa de veneno, o que exala um cheiro de ácido fórmico. Este aroma irrita as outras abelhas e por causa da irritação elas vão em direção à origem cheiro e, para se vingar do transtorno decorrente do odor, vão ferroar no mesmo lugar.
A lição para nós é simples: quando alguma abelha te ferroar, você deve retirar rapidamente o ferrão, mas cuidado. Não o retire com os dedos (polegar e indicador), que é a reação normal, pois desta forma você injetaria mais veneno para dentro de tua pele. Você deve raspar a pele com alguma lâmina para que o ferrão saia sem que se injete mais veneno. Outra dica: se houver uma grande quantidade de abelhas perto de você, aborte o plano de se deitar no chão e esperar que as abelhas fujam. Quem tem que fugir é você (e caso não goste de levar ferroadas de abelhas seja rápido, muito rápido). Enquanto corre, lembre-se de orar para que as abelhas saiam de perto de você J.
Embora uma ferroada de abelha, seja algo incômodo e desagradável, na verdade a abelha é uma grande benção: muito trabalhadora, organizada, higiênica, cumpridora de sua missão e fiel (você sabia que as abelhas visitam 2 milhões de flores, extraindo néctar, para poder produzir 500 gramas de mel?).
O salmista usou o exemplo da abelha como metáfora de problemas pessoais. Você já se sentiu assim também? Quando você estiver sendo “atacado” por problemas, quando você tiver a impressão de que não há solução, pois as dificuldades parecem abelhas sobre você e se sentir atacado por todos os lados, como se um enxame inteiro de abelhas estive te atacando, que tal usar as soluções sugeridas para o problema das ferroadas nas situações difíceis da vida? Vamos às dicas: 1) Remova o mal de perto de você. Se você ficar lamentando o ferrão em tua pele, olhando para ele, vai apenas sofrer mais. 2) Às vezes será necessário você fugir do local onde está. Se o ambiente que você costuma frequentar é um ambiente que colabora no teu sofrimento, afaste-se dele. É Insano você lamentar a dor de uma ferroada e ficar parado na frente da colméia. 3) Um problema pode ter origem com uma coisa boa. Na verdade algumas coisas boas da vida podem ocultar um doloroso ferrão, portanto cuidado com aquilo que você agrega ao teu cotidiano. 4) Por fim, mas não menos importante, ore. O salmista expressa neste verso que foi em nome de Deus que ele venceu o problema. Não tente resolver os teus problemas apenas com tua inteligência, força ou determinação. Tudo isto é importante e foi dado por Deus para ser usado, mas a confiança no poder e sabedoria infinita de Deus é que poderá fazer a diferença e fazer de você um vencedor, alcançando vitória sobre os problemas gigantescos (como Golias) ou pequenos (como abelhas – mas que causam tanto sofrimento). Para você poder usufruir deste poder infinito, basta estar próximo a Ele e confiar nEle!
“Como abelhas me cercaram, porém como fogo em espinhos foram queimadas; em nome do Senhor as destruí” Sal. 118:12
FONTE: UNASP
Nenhum comentário:
Postar um comentário