
TERREMOTO NO HAITI E BBB10
Quase três anos e meio na companhia dos discípulos, Jesus já anunciava a sua segunda vinda a este mundo. Repetidas vezes ela dizia: “a vinda do filho do homem...” referindo-se a si mesmo, afirmando que viria para julgar a humanidade. Diante destas afirmações, os discípulos mais achegados, o chamaram em particular e perguntaram: Dize-nos, quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo? Mat. 24:3 Percebendo a angústia dos discípulos, Jesus começou a discorrer sobre alguns sinais que indicariam o fim do mundo. “...E ouvireis de guerras e de rumores de guerras... se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares.... e então virá o fim.”
No último dia 12, às 19h53 pelo horário de Brasília (17h53 hora local) aconteceu um dos mais devastadores terremotos da atualidade. Localizado10 km abaixo do nível do mar, aproximadamente a 15 km do continente, devastou o paupérrimo Haiti, um pequeno país da América Central.
Com força equivalente a 30 bombas atômicas, o terremoto do Haiti deixou mais de 150.000 mortos e um incontável número de desabrigados. A ONU declarou que esta foi a maior catástrofe natural da humanidade sob a tutela da instituição. Milhares de corpos, sem identificação foram queimados no meio da rua, nas portas dos cemitérios e em valas comuns, para diminuírem o mau cheiro, evitar contaminações e doenças. Fome, miséria, destruição, saques, violência, seqüestros, estupros, desespero entre outras desgraças completam o quadro de horror do Haiti.
Os terremotos anunciados por Jesus como prefiguração do fim do mundo tem sido mais freqüentes e mais fortes, anunciando que realmente o fim está próximo. Numa pesquisa rápida consegui listar os maiores terremotos dos últimos anos:
23 de dezembro de 1972 - Nicarágua
Um terremoto de magnitude 6,5 matou 10 mil pessoas em Manágua.
19 de setembro de 1985 - México
A capital mexicana foi atingida por um terremoto de 8,1 graus na escala Richter, que chegou a ser sentido em Houston, no Texas. Um abalo secundário de 7 graus, 36 horas depois, provocou mais devastação e elevou o número de mortos para cerca de 10 mil.
26 de janeiro de 2001 - Índia
Um terremoto de magnitude 7,9 destrói boa parte do Estado de Gujarat, no noroeste da Índia, matando quase 20 mil pessoas e deixando mais de 1 milhão de desabrigados. Entre as cidades mais destruídas estão Bhuj e Ahmedabad.
23 de setembro de 2002 – Inglaterra O maior terremoto da década no país, 4,8 graus na escala Richter.
26 de dezembro de 2003 – Irã. Mais de 26 mil pessoas morrem após um terremoto no sul do Irã. A cidade histórica de Bam fica totalmente destruída.
26 de dezembro de 2004 – Indonésia. Um tremor de 9,2 graus na escala Richter no Oceano Índico gera uma tsunami que atinge vários países da Ásia, matando quase 300 mil pessoas.
8 de outubro de 2005 – Paquistão - Um tremor de magnitude 7,6 atinge o norte do Paquistão e a região da Caxemira, matando mais de 73 mil pessoas e deixando milhões de desabrigados.
29/05/2006 - 00h03 – Indonésia - Quase 5.000 mortos no terremoto na Indonésia
15 de agosto de 2007 – Peru - Pelo menos 519 pessoas morrem na província de Ica, na costa do Peru. O epicentro do abalo de 7,9 graus foi no fundo do Oceano Pacífico, a 145 km a sudeste de Lima.
12 de maio de 2008 – China - Um terremoto atinge a província de Sichuan, no sudoeste da China. Apenas em um condado da província, até 87 mil pessoas morrem ou são dadas como desaparecidas. Outras 370 mil ficam feridas. O tremor chegou a 7,8 graus e começou na capital da província, Chengdu, no início da tarde.
6 de abril de 2009 – Itália - - Um terremoto de 6,3 graus na escala Richter atinge a cidade histórica de Áquila, no centro da Itália, e vilarejos vizinhos, matando pelo menos 207 pessoas e provocando danos em milhares de construções que datavam até do século 13.
_____________________________________________________________________________________________
Como se percebe, o fim anunciado por Cristo está bem próximo, e os terremotos, fomes e guerras são os prenúncios deste que será o maior evento que o olho humano poderá presenciar. Disputando diretamente a audiência do povo brasileiro com o noticiário sobre o terremoto do Haiti, estão os reality shows: A fazenda (Rede Record) ; Solitários (SBT) e Big Brother Brasil (GLOBO).
Este tipo de programa chama a atenção da população, justamente pela sua mediocridade. São apelativos e sem um sentido prático comum, sem nenhuma contribuição filosófica ou moral, continua cativando milhões de espectadores. O Brasil é o único país do planeta a ter DEZ edições consecutivas do BBB que é o programa de maior rentabilidade da Rede Globo. Segundo os sites especializados, os inscritos no BBB10 ultrapassam facilmente a casa dos milhões. Estudantes, professores, desempregados, empresários, modelos, jovens, idosos, negros, índios, brancos, católicos, evangélicos, etc... todos os tipos e categorias de brasileiros se inscrevem para o BBB. Nesta décima edição mais de 4.000 inscritos eram advogados, vereadores, juízes, médicos, promotores, delegados, policiais, padres e até pastores, do Brasil e exterior. Na categoria “autoridades da justiça ou da segurança pública” somente Alex (advogado) e Anamara (policial militar)foram os felizardos. Na edição DEZ, o BBB eliminou os idosos da “melhor idade”, novidade na versão anterior, pois os mesmos não despertam a atenção do público. Médicos, desde que belos estão em alta no BBB, modelos e “figurinhas da night” são presenças obrigatórias. As apostas deste ano são os coloridos, que já protagonizaram o tão aguardado beijo gay, e os bisexuais. O exclusivista hetero e o monogâmico estão em extinção.
Uma pergunta me incomoda há muito tempo. O que leva uma criatura a querer participar do BBB? Nesta terça-feira 27 de Janeiro de 2010, Pedro Bial apresentador do programa deu uma resposta parcial, ao anunciar a saída da pernambucana Marcela: “O que leva uma criatura a dar a cara a tapa e oferecer seu julgamento a cara dos outros? Aqui fora, abusamos do direito de odiar, e até mesmo amar, se apaixonar por vocês. O que leva cada um de vocês a entrar nessa roubada, onde se arrisca todas as fichas, a perder muito, e só um ganhar o prêmio?", questiona Bial. "Tem a vaidade, o narcisismo. Há também que se achar, que ter coragem de fazer um strip-tease da alma, para o Brasil inteiro ver. É também um desejo legítimo de gritar: 'olha eu aqui! Quero ser conhecido, e mais que isso, quero ser reconhecido'", analisa o apresentador.
Narcisismo e desejo de ser visto, mesmo quem não tem nada de útil para mostrar. Uma necessidade fútil de ser visto e falado, ainda que mal falado. Uma análise aprofundada de cada brother é obra dantesca para qualquer seguidor de FREUD.
Ainda fico me perguntando se é verdade que entre os 200 milhões de brasileiros que somos, 110 milhões de compatriotas ficaram em frente à telinha para assistirem a final do BBB 9? Acredito plenamente que o BBB e seus congêneres representam um grande terremoto na sociedade brasileira, destruindo os valores morais , soterrando o bom gosto, abalando as estruturas sociais e familiares, fazendo tremer os relacionamentos sólidos, envergonhando mundialmente uma nação cristã. Com força superior a 300 milhões de bombas atômicas o BBB deixa sequelada, por muitas décadas a família brasileira. Certamente Jesus não estava falando do Terremoto BBB quando anunciou o fim do mundo, mas olhando para a telinha e vendo um “show de realidade” (reality Show) dos Grandes irmãos do Brasil (Big Brother Brasil), tenho aumentada a minha convicção de que o fim do mundo está perto. A família é colocada em segundo plano, o diálogo produtivo e reflexivo entre pais e filhos é assassinado, a religiosidade estremece, a leitura é seqüestrada, a honra e os valores cristãos são estuprados quando a vinheta do BBB anuncia que o zoológico humano vai começar. Como animais confinados, os brothers desfilam em frente as câmeras exibindo as próteses recém implantadas e os músculos bombados que estampar-se-ão nas revistas igualmente fúteis que valorizam, e fazem imperar a ditadura da beleza estética. Acasalando-se como estratégia de sobrevivência, maldizendo-se mutuamente, teatralizando cada sentimento, o planejamento para ganhar é escandalizar. Ser neutro é pedir para sair, e o público, igualmente fútil não perdoa, elimina. No BBB somente um ganha o prêmio, mas toda a sociedade perde, e muito. O respeito próprio, a compreensão da televisão como um veículo de comunicação de informação e cultura, a credibilidade no ser humano como um ser racional, criado para ser livre e decente.
Ao ver a atenção dos expectadores divididas entre um dos sinais que anuncia a volta de Jesus (o terremoto), e suas conseqüências (o resgate dos sobreviventes, e a ajuda mundial ao Haiti), concorrendo igualmente com os paredões de eliminação do BBB, fico perplexo e sou compungido pela minha consciência cristã a crer na banalização medíocre do sofrimento humano. Está é uma hora crítica na história da humanidade que tem o seu futuro cravado no relógio de Deus. Precisamos refletir.
Há dois acontecimentos que estão bem próximos de nós, vou relacioná-los abaixo. Escolha um deles e faça uma reflexão aprofundada, mas lembre-se: a sua escolha prioritária de reflexão pode determinar o seu futuro.
1 ) Quem vencerá o BBB 10?
2 ) Quando Jesus voltar, onde você passará a eternidade?
Autoria: Jordan
Nenhum comentário:
Postar um comentário